domingo, 21 de março de 2010

Textos de Sociologia

SEGUNDO BIMESTRE
INTRODUÇÃO À SOCIOLOGIA


A sociologia é ciência que estuda o homem em grupo e seus comportamentos sociais, morais, culturais, econômicos, entre outros. Desse modo, se junta à compreensão sociológica, a capacidade deste homem que vive em agrupamento, uma ampla análise dos conflitos: como a violência, as guerras, as crises sociais e políticas e também as atitudes de autoritarismo ou submissão de um povo frente à cultura de outro, seja por uma imposição religiosa, política, econômica, etc.
O pensamento sociológico se constitui diante um projeto intelectual tenso e contraditório, que pode ser imposto tanto por seus governantes – imposição sócio-econômica - como por seus governados. Certamente, por ter essas e outras características, podemos constatar que a sociologia representa uma poderosa arma que pode servir tanto aos interesses das classes dominantes, como para movimentos sociais e políticos que trabalham com ideologias de ruptura dessas classes, como MST (Movimento dos sem terra), partidos políticos de esquerda, sindicatos.
Então, diante de tanta contradição, como compreender a sociologia? Para que possamos compreendê-la melhor e esclarecermos esta questão, temos também que compreender outras disciplinas que são fundamentais para o desenvolvimento do nosso estudo, dentre elas citamos a filosofia, história e a geografia na parte de geo-política, pois a sociologia é um olhar investigativo que sobrevoa esse conjunto de matérias com seus respectivos conteúdos.
Desse modo, podemos entender que a sociologia é uma disciplina que vai nos chamar a atenção para uma tentativa de compreensão de situações sociais novas, criadas por ideologias e condições sociais, ou geográficas que nos auxiliam a entender melhor o comportamento social ou mesmo cultural de um determinado povo.
E, por isso, ela certamente teve a iniciativa de interferir de modo prático e ideológico, desde o seu nascimento, na mera vontade ou tentativa do homem em seus agrupamentos modificar os rumos da civilização.
Como podemos perceber, os interesses econômicos, políticos, de classes sociais, de trabalho, ideológico, são apenas alguns dos diversos aspectos que fundamentam e sustentam o pensamento sociológico.
Prof. Luciano Tavares Torres


QUAL É A ÁREA DE ATUAÇÃO DA SOCIOLOGIA?

Todas as vezes que temos um tempinho e ficamos sentados numa praça observando o vai e vem das pessoas, logo percebemos que algo acontece. Os motivos que levam uma ir e outras vir são diversos, mas, certamente, em todas há um por que disto acontecer.
Contudo, não podemos dizer que a razão disto é somente o trabalho, o dinheiro, a família, o stress da cidade grande, até porque estaríamos reduzindo muito a vidas das pessoas. Na verdade, tudo isto dito anteriormente faz parte do processo de vida do homem em sociedade. Sem dúvida, podemos considerar que é o fato das pessoas conviverem e se relacionarem que é o grande avanço social humano e, para melhor identificar e estudar esse comportamento, as Ciências Sociais se dividiu em quatro áreas específicas de conhecimento e estudo:

- Sociologia – Tem como área de atuação as relações de interação sociais e toda sua forma de associação como seus grupos, suas divisões, as camadas sociais, sua mobilidade social, enfim, tudo o que ocorre na vida em sociedade como cooperação, conflitos e competição na sociedade.

- Economia - Estuda todas as atividades humanas ligadas à produção de bens e serviços, a circulação de moeda e mercadorias, distribuição de renda e lucros na sociedade, o consumo, as políticas sociais de trabalho, emprego, salário, a produtividade de empresas e todo o emprego do capital (dinheiro) na sociedade.

- Antropologia – Pesquisa e estuda toda e qualquer semelhança e diferença existentes entre as diversas culturas e os agrupamentos humanos que ocorrem no mundo. Outra característica é o estudo de determinada sociedade frente à certos problemas e seus respectivos comportamentos ocasionados, sejam por fenômenos naturais, sociais ou econômicos. A leitura e análise da diversidade cultural, o modo de organização familiar, religiosa, da juventude, idoso, da mulher, entre outros, são também objeto de estudos da antropologia.

Ciência Política - Estuda como ocorre a distribuição de poder na sociedade, a sua formação e organização política e governamental, por exemplo; a formação dos partidos políticos, as eleições, entre outros.

Como podemos observar, não existe uma nítida divisão nas áreas de atuação das ciências sociais, embora cada uma tenha um olhar específico para analisar a sociedade. Nesse caso, podemos considerar portanto, a ciências sociais como aquele lugar que nos permite entender melhor a sociedade que vivemos e todos os processos sociais que nos rodeiam.

Prof. Luciano Tavares Torres


O QUE É FATO SOCIAL?

Antes de procurar saber qual é o método que convém ao estudo dos fatos sociais, é preciso determinar quais são esses fatos. Se não me submeto às normas da sociedade, se ao vestir-me não levo em conta os costumes seguidos no meu país e na minha classe, o riso que provoco e o afastamento a que me submeto produzem, embora de forma mais atenuada, os mesmo efeitos de uma pana propriamente dita.
Aliais, apesar de indireta, a coação não deixa de ser eficaz. Não sou obrigado a falar a língua de meu país, nem a usar as moedas legais, mas é impossível agir de outro modo. Se tentasse escapar a essa necessidade, minha tentativa seria um completo racasso. Se for industrial, nada me proíbe de utilizar equipamentos e métodos do século passado: mas se fizer isso, com certeza vou arruinar-me.
Mesmo quando posso liberta-me desobedecer, sempre serei obrigado a lutar contra tais regras. A resistência que elas impõem são uma de sua força, mesmo quando as pessoas conseguem finalmente vencê-las. Todos os inovadores, mesmo os bem sucedidos, tiveram de lutar contra oposição desse tipo.
Aqui está, portanto, um tipo de fatos que apresentam caracteristicas muito especiais: consistem em maneiras de agir, pensar e sentir exteriores ao indivíduo e dotadas de um poder coercitivo em virtude do qual se impõem como obrigação. Por isso, não poderiam ser confundidos com os fenômenos orgânicos, pois consistem em representações e ação: nem com os fenômenos, psíquicos, pois estes só existem na mente dos indivíduos e devido a ela. Constituem, portanto, uma espécie nova de fatos, que devem ser qualificados como sociais.



O QUE INTERESSA AOS SOCIÓLOGOS?

Os homens em todo o mundo vivem em grupo. Isto favorece os sociólogos, uma vez que as consequências da vida em grupo são o objeto de estudo da Sociologia. O interesse pelos grupos é o que diferencia os sociólogos dos outros cientistas sociais. Entre outras coisas, os sociólogos querem saber: Por que grupos como a família, a tribo ou a nação sobrevivem através dos tempos até mesmo durante as guerras ou revoluções?
Por que um soldado deve lutar e enfrentar a morte, quando poderia esconder-se ou fugir? Por que o homem se casa e assume responsabilidades de família, quando poderia, com a mesma facilidade, satisfazer seus impulsos sexuais fora do casamento? Será que as pessoas que vivem em fritos pré-letradas isoladas, se comportam diferentemente das que vivem em Nova York, ou num subúrbio paraense? Os sociólogos interessam-se igualmente pelas causas das mudanças ou da desintegração nos grupos. Por exemplo, querem saber por que alguns casamentos terminam em divórcio. Querem saber por que há um maior número de divórcios em alguns países do que em outros, e por que o número divórcios aumenta ou diminui com o tempo. Querem saber, ainda, se o comportamento das pessoas se modifica depois de uma mudança do campo para a cidade ou da cidade para os subúrbios.
Finalmente, os sociólogos estudam o relacionamento entre os membros de um grupo e entre os grupos. Qual è o relacionamento entre marido e mulher e entre país e filho nos Estados Unidos de hoje? Assemelha-se esse relacionamento ao da família americana antiga em outros países? Quais as causas do conflito entre negros e brancos no Sul? O trabalho, a industria e o governo nos Estados Unidos estarão relacionados entre si da mesma forma que os similares na Austrália ou na Rússia?Por que alguns grupos da sociedade possuem riqueza e rnuá prestigio que outros?


COMO NASCEU A SOCIOLOGIA?

Augusto Comte (1798-1857) é tradicionalmente considerado pai da sociologia. Foi ele quem pela primeira vez usou essa palavra, em 1839, no seu Curso de Filosofia Positiva. Mas foi com Emile Durkheim (1858-1917) que a Sociologia passou a ser considerada uma ciência e como tal se desenvolveu.
Durkheim formulou as primeiras orientações para a Sociologia e demonstrou que os fatos sociais têm características próprias, que os distinguem dos que são estudados pelas outras ciências. Para ele, a Sociologia è estudo dos fatos sociais. Um exemplo simples nos ajuda a entender o conceito de fato social, segundo Durkheim: Se um aluno chegasse à escola vestido com roupa de praia, certamente ficaria numa situação muito desconfortável: os colegas ririam dele, o professor lhe daria uma enorme bronca e provavelmente o diretor o mandaria de volta para pôr uma roupa adequada. Existe um modo de vestir, que todos seguem. Isso é estabelecido. Quando ele entrou no grupo, já existe tal norma quando ele sair, a norma provavelmente permanecerá. Quer a pessoa goste, quer não, vê-se obrigada a seguir o costume geral. Se não o seguir, sofrerá uma punição. O modo de se vestir é um falo social.
São fatos sociais também a língua, o sistema monetário, as religiões, as leis e uma infinidade de outros fenômenos do mesmo tipo. Para Durkheim, os latos sociais são os modos de pensar, sentir e agir de um grupo social. Embora existam na mente do indivíduo, são exteriores a ele e exercem sobre ele poder coercitivo. Resumindo, podemos dizer que os fatos sociais têm as seguintes características:

• Generalidade - o fato social é comum aos membros de um grupo;
• Exterioridade - o fato social é externo ao indivíduo, existe independentemente de sua vontade;
• Coercitividade - os indivíduos vêem-se obrigados a seguir o comportamento estabelecido.

Em virtude dessas características, para Durkheim os fatos sociais podem ser estudados objetivamente, como "coisa". Como a Biologia e a física estudam os fatos da natureza, a Sociologia pode fazer o mesmo com os fatos sociais. As obras de Durkheim foram importantíssimas para definir os métodos de trabalho dos sociólogos e estabelecer os principais conceitos da nova ciência. Entre essas obras, destacamos: A divisão do trabalho social e As regras do método sociológico.

BIBLIOGRAFIA:
"O que é Sociologia" - Autor: Carios B. Martins/Introdução à sociologia - Pérsio Santzos de Oliveira
“Filosofia e Sociologia” – Autor: Marilena Chauí & Pérsio Santos de Oliveira

Sociologia

Olá pessoal!

Estou disponibilizando para todas as turmas do colégio textos introdutórios para auxiliá-los no entendimento da disciplina. Espero que gostem! Em cada uma das turmas estão perguntas correspondente aos textos.

Espero que gostem!

Abraços, Luciano.