domingo, 4 de abril de 2010

Texto de Filosofia

SEGUNDO BIMESTRE
Mas Qual a Utilidade da Filosofia? 1ºano


Sempre que procuramos querer saber o valor e a utilidade de alguma coisa em nossa vida é normal que olhemos para esta coisa tentando nos convencermos sobre o modo como a usamos em nosso dia-a-dia. Ou seja, se estamos olhando para um sapato logo pensamos que ele é muito importante para nós porque ajudará a manter nossos pés secos, confortáveis, sem a aspereza do contato com o chão, por exemplo. O que queremos de um sapato é que tenha uma utilidade para a nossa vida e que ele atenda às nossas necessidades. Por isto que não deixamos de comprá-lo e utilizá-lo como um dos principais assessórios de nossa vida.
Este mesmo pensamento nós teremos para quase todas as coisas que estão à nossa volta. As roupas, a televisão, o computador, o relógio, o copo, os talheres do jantar, os livros, o celular, a geladeira, o sabonete, enfim, se algo apresenta uma potencialidade a nos satisfazer em nossas necessidades, dizemos que esta coisa tem um valor para a nossa vida e é útil.
Contudo, existem outras coisas no mundo que são úteis. Porém não estão no mundo para satisfazerem nossas necessidades diretas como o sapato ou o relógio.
É o caso do conhecimento. Quando um cientista descobre maneiras diferentes de fazer em laboratório cheiros diversos aos que conhecemos, não reconhecemos a utilidade destes cheiros. Mas quando o perfumista faz maravilhosos perfumes, cremes e sabonetes que estarão nas nossas casas, passamos a reconhecer nestes produtos sua utilidade e a utilidade da ciência. Da mesma forma acontece com a pasta de dentes, com as sopas instantâneas, com os sucos de saquinhos, entre outros, que são consumidos por todos em larga escala.
Então, quando estamos estudando matemática, física, química, geografia, língua portuguesa, inglês, etc, conseguimos perceber a utilidade destes conhecimentos para as nossas necessidades: a matemática na hora de fazermos compras e somarmos o valor dos produtos e o dinheiro que temos ao chegarmos no caixa; a física quando formos calcular a distância de um local ao outro e o tempo que gastaremos para percorrê-lo; a química quando ocorrer reações ao jogarmos água sobre o óleo quente na hora de fazermos o arroz; a geografia quando quisermos conhecer o espaço em que estamos situados; a língua portuguesa para entendermos um ao outro e para assistirmos televisão, ler um livro, ver jornais; o inglês para entendermos algumas palavras de filmes legendados.
Mas dentre todas estas utilidades dos conhecimentos qual seria a utilidade da Filosofia?
Bem, agora a coisa fica um pouco mais complicada. Pois se colocarmos cinco filósofos e fizermos esta pergunta a eles, com certeza surgirão cinco respostas diferentes do que seja a utilidade da filosofia.
Contudo, entre todas as respostas possíveis para entendermos qual a utilidade da filosofia uma ecoará em todas as palavras dos filósofos: a filosofia é útil porque faz os seres humanos pensarem, conhecerem as palavras e se libertarem dos conceitos que os oprimem.
O Filósofo grego Pitágoras (Séc. VI a.C.) disse certa vez que o filósofo (Philos = amante + Sophia = sabedoria) é o amante do saber e a Filosofia a busca amorosa pelo saber.
Portanto, como bem disse a Professora, Filósofa e Doutora em Filosofia da USP, Marilena Chauí:
Qual será, então , a utilidade da filosofia?
Se abandonar a ingenuidade e os preconceitos do senso comum for útil;, se não se deixar guiar pela submissão às idéias dominantes e aos poderes estabelecidos for útil; se buscar compreender a significação do mundo, da cultura, da historia for útil; se conhecer o sentido das criações humanas nas artes, nas ciências e na política for útil; se dar a cada um de nós e à nossa sociedade os meios para serem conscientes de si e de suas ações numa pratica que deseja a liberdade e a felicidade para todos for útil, então podemos dizer que a Filosofia é o mais útil de todos os saberes de que os seres humanos são capazes(CHAUÍ, 2004, P.24).
A Filosofia, portanto, tem muita importância e é muito útil para a nossa vida, uma vez que é ela que possibilitará que nós tenhamos um novo olhar para a realidade. Ela possibilitará que nós percebamos a utilidade de todas as coisas à nossa volta. Pois a Filosofia nos fará ter uma visão analítco-crítico-reflexiva sobre nós mesmos, sobre as coisas e sobre o mundo a nossa volta.
Octavio Silvério de Souza Vieira Neto

19 comentários:

  1. pra mim a utilidade da filosofia esta na capacidade de pensar.A filosofia ensina o conceito de palavras(liberdade,ética,moral...) que fazem parte da sociedade,mas não como apenas palavras (casa,carro,prédio),e sim como ações,valores,etc.A filosofia é importante porque nos faz discutir,argumentar e pensar.

    ResponderExcluir
  2. na minha opinião a filosofia não está apenas na capacidade de pensar, mas também de agir, falar e se comportar diante de fatos que acontece no decorrer da história. Com isso, como o Diogo disse, a filosofia nos faz pensar, argumetar e discutir esses determinados tempos.

    ResponderExcluir
  3. já no meu ponto de vista a filosofia e descobrir o novo e entendelo para q um dia vire um estudo como ciencia, matematica etc.

    ResponderExcluir
  4. Apartir do conhecimento da Filosofia passamos a ter conhecimento da nossa própria personalidade, de nossos pensamentos e de tudo que está em nossa volta. Com o conhecimento da mesma é possivel abandonar preconceitos e reconhecer nossas verdadeiras origens, sendo uma pessoa capaz de se emocionar com uma obra de arte e ao mesmo tempo se rebelar politicamente. É pelo olhar da Filosofia que podemos enxergar as coisas como elas realmente são, com seus defeitos e qualidades e principalmente com sua funcionalidade, passamos a analisar, entender, criticar e refletir sobre tudo, quanto na sociedade quanto em nós mesmos.

    ResponderExcluir
  5. A filosofia nos ensina a pensar, ou melhor, nos faz pensar de maneira diferente usar nosso pensamento racionalmente e faz agente analisar nossos atos para obtermos melhores resultados nas atividades que desenvolvemos no mundo não só individualmente como coletivamente e saber julgar situações, nos mostra que bons argumentos podem mudar nossas opiniões que muitas vezes nós adotamos sem pensar o porquê, pois muitas vezes é mais fácil acreditar no que é dito como certo, real, tentar encontrar o certo sem deixar de lado a opinião do outro, através de investigação ativa, ou seja, tentar levar para o nosso meio, obter justificativas para nossas decisões e crenças.
    Porem, entre todas as respostas possíveis para entendermos qual a utilidade da filosofia uma ressoará sempre que você procurar é LIBERDADE de definir o que o ele pensa a partir do momento que ele entende o sentido real das palavras.

    ResponderExcluir
  6. Para mim a filosofia não é apenas um estudo mas sim um meio de vermos de forma diferente o mundo em q vivemos,pois assim podemos olhar as questões que nos envolve de forma questionadora e independente da opinião dos outros pois o que conta é a nossa opinião de cordo a nossa vivencia no mundo.

    ResponderExcluir
  7. Para mim a filosofia nos ensina a pensar, a argumentar, a discutir sobre um determinado assunto.
    Ela não dá uma resposta só.
    Quase tudo o que se diz a respeito de um certo assunto e você saiba argumentar pode ser aceito.
    Como por exemplo o que é arte?
    Arte pra mim é tudo aquilo que tem um significado,os ritimos de musicas por exemplo sempre esta querendo dizer alguma coisa seja ela boa ou ruim.

    ResponderExcluir
  8. para mim filosofia serve para nos fazer pensar de um jeito diferente sobre o mundo, debatendo cada ação que acontece em nossa volta, e pode até ajudar na evolução de nossa espécie, como surgil a quimica, fisica e a biologia a ciencia em geral, filósofos pensavam pensavam até que um dia se perguntaram sobre ex como os seres vivos apareceram, como surgiu o planeta etc...

    ResponderExcluir
  9. Para mim a filosofia nos ensina a pensar, a argumentar, a discutir sobre um determinado assunto.
    Ela não dá uma resposta só.
    Quase tudo o que se diz a respeito de um certo assunto e você saiba argumentar pode ser aceito.
    Como por exemplo o que é arte?
    Arte pra mim é tudo aquilo que tem um significado,os ritimos de musicas por exemplo sempre esta querendo dizer alguma coisa seja ela boa ou ruim.

    ResponderExcluir
  10. A filosofia ajuda você a entender sobre o que pensa e como pensa, através dela começamos a se perguntar sobre muitas coisas.nunca parei pra pensar do por que estudar filosofia mas vejo que podemos crecer muito mais.Exemplo:
    o que é verdade?
    pra mim no meu modo de ver verdade não existe, pois se a parti do momento que eu não sei o que é verdade não posso falar que ela existe. Deixo essa pergunta a quem quizer responder.

    ResponderExcluir
  11. para mim filosofia é uma ciência geral dos princípios e valores gerais da existência. Também pode dizer que ela nos ajuda a pensar e argumentar sobre várias questões, além de acharmos várias resposta para uma única pergunta.

    ResponderExcluir
  12. Se estuda filosofia para compreender o mundo onde vivemos,como se diz, não são as respostas que movem o mundo, são as perguntas.Através da filosofia aprendemos a discutir e a pensar sobre aquilo que não concordamos, pois não existiria a filosofia se não tivesse pessoas para se perguntar ou melhor indagar aquilo que não acha coerente.

    ResponderExcluir
  13. Para mim, a filosofia é a arte de pensar sobre si mesmo e o mundo à sua volta.
    Porque nós agimos de uma maneira e nossos pais agem de outra completamente diferente ?
    Essas e várias outras perguntas que a filososia tenta responder, pois a mesma não pode nos dar respostas concretasporque senão a filosofia se tornaria uma ciência.

    ResponderExcluir
  14. Para mim, a filosofia estuda o incerto, o que não é conpravo pois uma parte da filosofia busca saber a verdade para, que esta se torne ciência, (uma coisa concreta), a filosofia é reflexão de tudo o que está a sua volta, sendo esta um simples objeto, ou porque de estarmos aqui.

    ResponderExcluir
  15. A filosofia para mim é o estudo da capacidade do homem do que sabe e do que não sabe sobre assuntos diversos. É o estudo da razão e tudo que está em sua volta.
    A filosofia está no questionamento de situações decorrentes na vida. Por exemplo, quasndo pessoas te afirmam algo e você acredita, você não se questiona o porquê de ser dessa maneira e não de outra, acredita por ser mais "fácil".
    Em outras palavras, a filosofia nos faz pensar de uma maneira distinta de ver as coisas e agir sobre a mesma.

    ResponderExcluir
  16. ANALISE DO TEXTO:Mas Qual a Utilidade da Filosofia? 1ºano

    A filosofia é a ciência que estuda o comportamento do Homem e a razão.
    Sem a Filosofia não teriamos quase nenhum avanço cientifico,e nem da sociedade (Sociologia) em que pensarmos sobre a razão e conciência do que fizemos e que bem traria para você e a sociedade em si.
    Já Na ná Grécia antiga ja havia a filosofia que, os cidadãos (Apenas a ''elite'') usufriam da Filosofia.E os Escravos não tinham esse direito nem estudo para o Pensar.
    Mas eles (Cidadãos) Estavam certos sobre a escravidão e o corte de direitos dos escravos?
    Filosofe...

    ResponderExcluir
  17. Bom... Depois de uma saga com o meu computador eu estou enfim, de volta à praça. Inicialmente, acredito que vocês entenderam um pouco do texto, mas confesso que vou exigir mais de vocês até porque sei que são capazes para tanto. Em sala volto a explicar o que quero para o 2º Bimestre. Abraços a todos e até mais.

    ResponderExcluir
  18. Na minha opinião a Filosofia pode ser uma fonte de conhecimento que nos transmite muito, é também uma arte que questiona e traz respostas que podem nos servir para conviver em melhor harmonia e honestidade com outros seres humanos. Grande parte da Ciência é explicada pela filosofia . Uma das principais utilidades da filosofia é fazer as pessoas pensarem refletirem sobre um problema, uma coisa ,um acontecimento ... Depois que uma pessoa estuda filosofia ela passa a ter um olhar mas crítico e analítico sobre as coisas a sua volta .

    ResponderExcluir
  19. Como o propio texto já diz a filosofia é muito útio pois nos motiva á pensar e refletir sobre nosso cotidiano e as questões do nosso dia á dia.
    Muitas veses em nossa vida nos deparamos com situações que nos leva á questionar nossos costumes e pensamentos e sem ver nos deichamos ser engolidos por essas situações e é ai que á filosofia entra pois se debatermos e chegarmos á uma conclusão emcontramos uma saida mais façio e assim ençerramos a situação.

    ResponderExcluir