domingo, 20 de junho de 2010

O que é política?

SEGUNDO BIMESTRE

Olá, galera!

Segue o texto sobre política para a prova! Leiam com bastante atenção e deixem seus comentários, é muito importante a participação de todos!
Abraços,
Luciano.

O que é política?

Este é um tema bastante profundo e importante para discutirmos coletivamente. Vivemos hoje em um momento em que a política é questionada e desprezada, pois ela, muitas vezes, é confundida com as ações de alguns maus políticos.

Mas, afinal, O que é política?

O termo política é derivado do grego antigo e se refere a todos os procedimentos relativos à pólis, à Cidade-estado. Na Grécia antiga, em cidades como Atenas, os cidadãos livres participavam das assembléias para discutirem os problemas comuns a todos e tomavam decisões com o objetivo de solucioná-los.
Baseado nesta experiência, Aristóteles, um dos maiores sábios gregos, dizia que política é a ciência e a arte do bem comum. Para ele a cidade deveria ser governada em proveito de todos, e não apenas em proveito dos governantes ou de alguns grupos. Segundo o filósofo, a política é a ciência que tem por objetivo a felicidade humana e divide-se em duas partes: a ética (que se preocupa com a felicidade individual do homem na Cidade-Estado, ou pólis), e a política propriamente dita (que se preocupa com a felicidade coletiva). Dizia Aristóteles:

"Vemos que toda cidade é uma espécie de comunidade, e toda comunidade se forma com vistas a algum bem, pois todas as ações de todos os homens são praticadas com vistas ao que lhes parece um bem; se todas as comunidades visam algum bem, é evidente que a mais importante de todas elas e que inclui todas as outras, tem mais que todas, este objetivo e visa ao mais importante de todos os bens; ela se chama cidade e é a comunidade política" (Pol., 1252a).

Tomás de Aquino, filósofo medieval, dizia que política é a arte de governar os homens e administrar as coisas, visando o bem comum, de acordo com as normas da reta razão. Para Nicolau Maquiavel, em O Príncipe, política é a arte de conquistar, manter e exercer o poder, o próprio governo.

Segundo a autora Hannah Arendt, filósofa alemã (1906-1975), política "trata-se da convivência entre diferentes", pois "baseia-se na pluralidade dos homens". Segundo nos informa, a idéia de política e de coisa pública surge pela primeira vez na polis grega, mais especificamente em Atenas, considerada o berço da democracia. O conceito está intimamente ligado à idéia de liberdade que, para o grego, era a própria razão de viver.

Utilizando o conceito grego de política, Arendt nos diz que a política deve organizar e regular o convívio dos diferentes e não dos iguais. Para os antigos gregos, não havia distinção entre política e liberdade e as duas estavam associadas à capacidade do homem de agir em público, que era o local próprio do político.
A filósofa diz ainda:

"A política, assim aprendemos, é algo como uma necessidade imperiosa (imprescindível) para a vida humana e, na verdade, tanto para a vida do indivíduo maior para a sociedade. Como o homem não é autárquico, porém depende de outros em sua existência, precisa haver um provimento da vida relativo a todos, sem o qual não seria possível justamente o convívio. Tarefa e objetivo da política é a garantia da vida no sentido mais amplo".

Para ela, a tarefa da política está diretamente relacionada com a busca pela felicidade.

Podemos afirmar que o homem é um ser essencialmente político. Todas as nossa ações são políticas e motivadas por decisões ideológicas. Tudo que fazemos na vida tem conseqüências e somos responsáveis por nossa ações. A omissão, em qualquer aspecto da vida, significa deixar que os outros escolham por nós. Devido à desinformação ou desilusão relacionadas às suas expectativas, muitas pessoas dizem categoricamente que não gostam de política. Essas pessoas, não têm idéia do prejuízo que estão gerando para si mesmas e para o grupo social. Seria importante que todos compreendessem que seu desinteresse equivale a renunciar à cidadania.

Platão, filósofo grego, discípulo de Sócrates dizia: - Não há nada de errado com aqueles que não gostam de política. Simplesmente serão governados por aqueles que gostam.

Nossa ação política está presente em todos os momentos da vida, seja nos aspecto privado ou público. Vivemos com nossa família, nos relacionamos com as pessoas no bairro, na escola, somos parte integrantes da cidade, pertencemos a um Estado e País, influímos em tudo o que acontece em nossa volta. Podemos jogar lixo nas ruas ou não, podemos participar da associação do nosso bairro ou trabalhar como voluntários em uma causa em que acreditamos. Podemos votar em um político corrupto ou votar num bom político, precisamos conhecer melhor propostas, discursos e ações dos políticos que nos representam.

Não podemos pensar que política é somente o ato de votar ou aquilo que influencia um grande número de pessoas. Estamos fazendo política quando exigimos nossos direitos de consumidor, quando nos indignamos ao vermos nossas crianças fora das escolas sendo massacradas nas ruas. Conhecemos o Estatuto da Criança e do Adolescente? Ou o Código do Consumidor? A nossa Constituição? Respeitamos as leis de trânsito?

A política está presente cotidianamente em nossa vidas: na luta das mulheres contra uma sociedade machista que discrimina e age com violência; na luta dos portadores de necessidade especiais para pertencerem de fato à sociedade; na luta dos negros discriminados pela nossa "cordialidade"; dos homossexuais igualmente discriminados e desrespeitados; dos índios massacrados e exterminados nos 500 anos de nossa história; dos jovens que chegam ao mercado de trabalho saturado com de milhões de desempregados; na luta de milhões de trabalhadores sem terra num país de latifúndios; enfim, na luta de todas as minorias por uma sociedade inclusiva que, se somarmos, constituem a maioria da população. Atitudes e omissões fazem parte de nossa ação política perante a vida. Somos responsáveis politicamente (no sentido grego da palavra) pela luta por justiça social e uma sociedade verdadeiramente democrática e para todos.

Para atuar politicamente e, assim, influenciar o poder, cada cidadão e cidadã deve se conscientizar, informar-se, ouvir, ler, falar, debater, estudar e procurar formar sua opinião sobre os diferentes problemas. Com consciência política estaremos preparados para votar, fazer sugestões, acompanhar os trabalhos dos nossos parlamentares, exigir e reagir quando for necessário.

19 comentários:

  1. Christopher S.O.Cassimiro21 de junho de 2010 às 18:45

    Christopher S.O. Cassimiro nº5 Série:1M.A

    Politica é usado hoje como o ato de dialogar para o bem (ou não) antigamente e ainda hoje a politica é usada para o modo de organização da sociedade com conjuntos de regras.
    A politica é relativa para cada grupo de especialistas; alguns dizem que a politica não é um ato e sim uma capacidade como o carisma ou o blefe.Mas a politica como modo de organização pela ''justiça'' é relacionada a governo e seus modos como a democracia.
    A politica é como o dialogo como eu disse, poder de persuasão pode dominar um povo ou seja politicar se tornou um ato de atenção e inteligencia esperteza e outros atributos.

    ResponderExcluir
  2. Politica e o modo de debater sobre como melhorar e organizar a sociedade(exemplo:a leis de transito semaforos e faixas de pedestres para organizar as ruas.) discutir os problemas e tentar resolver da sociedade.
    O tipo de politica mais comum é a democracia representativa que a população elege alguem que tem os mesmos enteresses que os seus.

    Gabriell Lucas Medeiros Ribeiro N°9 1°ano do ensino medio

    ResponderExcluir
  3. Política é um conjunto de princípios e medidas postos em prática por instituições governamentais e para a solução de certos problemas sociais. Mas também podemos dizer que política é exigimos o nosso direito. No nosso cotidiano, ela pode ser encontrada como na luta da minoria por uma sociedade exclusiva. Somos todos politicamente responsáveis pela luta por justiça social.

    ResponderExcluir
  4. Política é a ciência da organização,de cidade estado e país,que aplica a politica interna e externa.E a atividade dos cidadão que se ocupão dos assuntos publicos,elegidos por voto.Todos nós escolhemos nossos representantes basta estar atualizados oque eles tenham feeito.

    ResponderExcluir
  5. Politica é uma organizaçao publica onde o tema principal é a discussao de melhorias para o povo;nela todos podem participar e opinar,discutir temas que irao beneficiar a populaçao em geral.Mas nos dias de hoje, os cargos politicos sao ocupados nao com essa visao de melhoria mas sim com o intuito de lucrar financeiramente com dinheiro do povo que deveria ser investido em obras e conforto.Mas hoje em dia esta virando uma bagunça nao funcionando como deveria.Por isso devemos procurar se integrar com o assunto pra que nao sejamos enganados e nem eleger politicos corruptos que nao estao nem ai com o povo.

    Marcela Baroni Pereira.n° 19 1 E.M

    ResponderExcluir
  6. Política é usada desde antigamente ate s dias atuais. Seu intuito é organizar o espaço em que vivemos.
    A política esta presente no meio em que vivemos. As revoltas do MST, por exemplo, são revoltas para consiguir uma reforma agrária para que possam ter um pedaço de terra para poderem usufruir a mesma.
    A política é poder participar discutindo e impondo suas idéias em pró de um todo, e não de apenas um ou de um grupo.
    Nos dias atuais a política não é exercida como deveria, pois muitos políticos não visam mais o bem comum entre a população, e sim, o bem para si e para os que os rodeiam.
    Devemos, nas próximas eleições, participar mais nos acontecimentos do que acontece na nossa cidade, no nosso estado e ate mesmo no nosso país, para podermos escolher com exatidão e certeza, o nosso representante na Camara, por exemplo, para que ele possa fazer o que nós, cidadãos, gostaríamos que acontecessem na nossa política visando o bem para todos.

    ResponderExcluir
  7. Não conseguimos viver mas sem a política.Essa discusão é algo que devemos conversar muito. Pois por mas que algumas pessoas fale que detesta o assunto, não tem jeito vive a vida toda e o tempo todo. Através da política aprendemos muita coisa, a saber discutir e dar a sua própria opinião. Nos tempos antigos não tinhamos liberdade de se expressar. agora está tudo diferente mas falo várias vezes a muito que ser melhorado, para termos mais segurança ao tomar algumas decissões. Priscilla 1ano

    ResponderExcluir
  8. Política é a arte de governar, é o uso do poder para defender seus direitos de cidadania.A idéia da Política é ter uma forma de organizar a sociedade, evitando que chegue a um caos sem ordem ou a uma bagunça tratando da convivência dos diferentes. A política é a liberdade de se expressar e de ter uma opinião. Sua finalidade é manter a ordem pública, defesa do território nacional e o bem social da população.Ela é fundamental na vida de todos, pois através da política se constrói a vida da população, cabe a população a discussão e pressão dos governantes.Política, é coisa séria e não apenas para ser lembrada em períodos de eleições, onde somos práticamente obrigados a votar, senão sofreremos uma puniçao.


    nome:Renata dos Santos Cabido. nº 23

    ResponderExcluir
  9. A politica está presemte em tudo,em nossas ações pensamentos,nossa vida esta chei de politica desda preferencia á atravesar a rua a eleição de um presidente.
    Ela organiza nossa vida e á torna mais facio,ela já vem desde antigamente até hoje tornamdo nossa vida melhor.

    ResponderExcluir
  10. Política é tudo aquilo que desrespeito ao cidadão, é tudo aquilo que é feito ou não, para a melhoria de sua vida e bem estar, política é criar leis que atinjam a todos, sem exceção, tanto pobres (cidadãos menos favorecidos), ricos, negros, brancos, mulheres e homens, e se preocupar com o bem comum a todos e não ao individual.
    Fazer política é argumentar, expor as suas ideias para que essas possam ser debatidas, e analisadas em conjunto, assim atingindo o ponto em que se precisa melhorar para que assim seja feita a dita "POLITICA".
    a política também pode ser mau remunerada,pois um político que não se preocupa com a cidade, com os habitantes que nesta residem,esse não teria o direito de ser chamado "político".Mas política não é só exercida pelos nossos representantes,ela é exercida todos os dias por nós cidadãos;por exemplo quando procuramos fazer amizade com os nossos semelhantes,isso é política,quando fazemos algo em pró do coletivo e não pensando em só na gente,nós pessoas que vivemos em uma comunidade estamos realizado política todos os dias mesmo sem saber o que é.

    ResponderExcluir
  11. Como viver em sociedade com tanta gente pensando diferente? Essa é o problema que a política tenta resolver com discussões e bate papos, apesar de que hoje a política esta com sua imagem bem manchada porque muita gente confundia a política com os políticos. Mas política não é só feita pelos nossos políticos, ela é feita por todas as pessoas todos os dias. Nós que vivemos em uma comunidade estamos realizado política todos os dias mesmo sem saber o que ela é na verdade. A política alimenta-se da polêmica: os vários interesses econômicos, sociais etc., se manifestam através da disputa de idéias e propostas em permanente colisão e negociação como eu disse antes. A idéia que temos hoje da política é a luta constante pelo bem comum, pela justiça, e um bom governo.

    ResponderExcluir
  12. A política foi o modo mais fácil que o homem encontrou para se organizar socialmente, elegendo assim um representante para tomar as decisões pelos outros. Ela também pode ser usada para debater idéias em comum que beneficiarão a sociedade da melhor maneira possível
    Assim, a política tem como objetivo estabelecer os princípios que se mostrem indispensáveis à realização de um governo, tanto mais perfeitos, quanto seja o desejo de conduzir o Estado ao cumprimento de suas precípuas finalidades, isto é, em melhor proveito dos governados.

    ResponderExcluir
  13. A política foi o modo que a sociedade criou para se organizar de forma democrática, sem conflitos.
    Antigamente, os gregos discutiam entre si para decidir o que seria melhor para a sociedade.Atualmente nós elegemos um alguem para nos representar.
    Mas a política não está estritamente ligada ao governo,a também outras formas de política,como a Fifa,ela que organiza o "mundo" do futebol,que envolve tudo,desde os alimentos à cartões de crédito.

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. Nossa ação política está presente em todos os momentos da vida, seja nos aspecto privado ou público. Podemos jogar lixo nas ruas ou não, podemos participar da associação do nosso bairro ou trabalhar como voluntários em uma causa em que acreditamos. Podemos votar em um político corrupto ou votar num bom político, precisamos conhecer melhor propostas, discursos e ações dos políticos que nos representam.
    Estamos fazendo política quando exigimos nossos direitos de consumidor, quando nos indignamos ao vermos nossas crianças fora das escolas sendo massacradas nas ruas. Atitudes e omissões fazem parte de nossa ação política perante a vida. Somos responsáveis politicamente (no sentido grego da palavra) pela luta por justiça social e uma sociedade verdadeiramente democrática e para todos.
    Com consciência política estaremos preparados para votar, fazer sugestões, acompanhar os trabalhos dos nossos parlamentares, exigir e reagir quando for necessário.

    Rodolpho Knopp N° 24

    ResponderExcluir
  16. Política para mim é uma democracia de direitos onde exercemos pessoas ao poder,é a ciência da arte do bem comum.
    Os cidadãos tem o direito de escolher pessoas como governadores, prefeitos,.... para representarem suas cidades, estados, país, para "trabalharem" a serviço da população, tentando ajuda-los a melhorar as condições de vida das pessoas, das comunidades entre outros exercícios a serem exercidos.

    ResponderExcluir
  17. Política é usada desde antigamente ate s dias atuais. Seu intuito é organizar o espaço em que vivemos.
    A política esta presente no meio em que vivemos.
    A política é poder participar discutindo e impondo suas idéias em pró de um todo, e não de apenas um ou de um grupo.
    Nos dias atuais a política não é exercida como deveria, pois muitos políticos não visam mais o bem comum entre a população, e sim, o bem para si e para os que os rodeiam.
    Devemos, nas próximas eleições, participar mais nos acontecimentos do que acontece na nossa cidade, no nosso estado e ate mesmo no nosso país, para podermos escolher com exatidão e certeza.

    Arthur Rodrigues-nº2-1 ano

    ResponderExcluir
  18. isabella castro lopes24 de junho de 2010 às 22:42

    Política é discutir problemas que afetam a todos, e não só a alguns cidadãos, depois desses serem discutidos esta poderá tentar solucionalos, da melhor forma que for conveniente há todos, podendo assim alcançar seu objetivo, que nada mais é, que o bem estar e a felicidade dos cidadãos, esta porem pode ser dividida em duas, a ética, que nada mais é que a felicidade de um único individuo sem se preocupar com o coletivo, e a política propriamente dita, que é a preocupação com a felicidade do coletivo, podemos concluir assim que política é a procura da integração dos diferentes, visando o bem comum.
    Um político que não faz, e nem se preocupa com o bem estar da sociedade em geral, este por vez não deveria nem ser chamado de político.

    ResponderExcluir