terça-feira, 17 de agosto de 2010

SOCIOLOGIA

3º Bimestre

A escola e o controle social


Você já pensou como seria a sociedade se não houvesse normas e regras baseadas nos valores aceitos e já consagrados por ela e que devem ser seguidas por todos? Certamente seria difícil ou até mesmo impossível pensar em socialização sem essas bases. É por isso que a própria sociedade cria mecanismos para coagir os indivíduos a se comportarem de acordo com esses princípios estabelecidos. Espera-se que cada um desempenhe seus papéis sociais. Quando isso não acontece faz-se necessário algum tipo de controle, que pode ser social ou individual.
Percebeu que tipo de relação está por trás do que está se discutindo? Acertou! É uma relação de poder, na qual alguém que exerce o poder impõe aos outros indivíduos o seu ponto de vista ou as suas regras. Mesmo quando está se falando em sociedade, sempre há alguém que efetivamente desempenha o papel de controlar os demais. Mas é interessante observar que o controle social não tem um agente específico; pelo contrário, pode acontecer de várias formas.
Segundo Lenhard, padrões sociais de comportamento são “regularidades que a sociedade impõe mediante uma coação que pode variar entre intensa e aberta, por um lado, e suave e sutil, por outro”. (1985,p81). Ainda de acordo com o autor, esses padrões “diferenciam-se, uns dos outros, segundo o grau de obrigatoriedade com que são impostos e segundo a sua persistência”(p.81). Assim, o que se pode entender é que esses modelos de comportamento que servem de base para o desenvolvimento do grupo social e para avaliação do próprio grupo estão profundamente ligados a questão de poder. Uma vez que pode haver imposição de um padrão de comportamento, podemos concluir que haverá algum ou um determinado grupo que dispõe de mecanismos para conseguir isso e que esses estão baseados numa relação de força estabelecida de acordo com o desejo e/ou interesse de quem exerce o poder.
Esse aspecto é importante para entendermos porque certos comportamentos considerados desviantes podem ser tão fortemente combatidos: eles podem abalar a ordem estabelecida e até mesmo questionar a própria estrutura de poder. Segundo o grau de obrigatoriedade dos padrões de comportamento, podem ser definidos por usos, costumes, moral e lei. Pense numa escala crescente em termos de constrangimento ou da força que é imposta ao indivíduo, vamos dos costumes às leis, sendo essa forma a que mais se aproxima da obrigação. Todos somos obrigados a respeitar certas leis; entretanto, entendemos que nem todas, caso sejam desrespeitadas, implicam em danos morais sérios para o grupo social.
Os costumes chamados de mores pelos sociólogos, tem uma forte conotação moral, estão ligados ao que a sociedade considera como sendo o aceitável. Finalmente, os usos são aqueles padrões seguidos pelos membros de um grupo de uma forma quase “natural”, sem que haja a necessidade de imposição social mais explícita. É o caso, por exemplo, de se respeitar os horários convencionais pelo grupo para se fazer as refeições. Os usos e costumes mudam mais rapidamente e com mais facilidade do que as leis, as quais demandam muitas discussões antes de serem alteradas.
A persistência ou a mudança de padrões de comportamento dependerá bastante da importância que a sociedade dá para certos valores, podendo mudar com facilidade ou até mesmo transformar-se num tipo de tradição.


Padrões sociais de comportamento

Os padrões sociais de comportamento são construídos historicamente ao longo do desenvolvimento da sociedade, de acordo com o contexto de cada época. As regras, normas e valores sociais não são estáticos. Bem, isso você já sabe não é? Mas é importante lembrar que não deixam de existir em momento algum; apenas são substituídos por outros, mais adequados à conjuntura do momento. E, é claro, nem sempre as coisas mudam tão rapidamente. Às vezes, é preciso muito tempo ou alguma transformação radical na estrutura da sociedade para que se possa perceber que as regras do jogo mudaram. Sim, do jogo, porque a vida em sociedade não deixa de ser um jogo, no qual cada peça desempenha um papel e tem uma função específica.
É por meio do controle social que a sociedade, por meio de seus agentes socializadores, consegue pressionar seus membros no sentido de apresentarem o comportamento esperado de acordo com os papéis que cada indivíduo desempenha, sempre no sentido de reforçar as atitudes e os valores permitidos e aceitos socialmente. A persuasão ou a coersão serão os meios utilizados na maioria das vezes para exercer o controle sobre os membros da sociedade, reforçando as atitudes “adequadas”.
Uma das formas de controle social mais eficazes na atualidade são os meios de comunicação de massa, especialmente a mídia eletrônica. Como você sabe, o fornecimento de modelos de comportamento e de atitudes encontra nessa forma de comunicação um agente de socialização. Para o bem e para o mal, digamos assim, de modo geral contribui para consolidar uma sociedade pautada no consumismo, no imediatismo e na transmissão e debates de fatos importantes para a sociedade. Dessa maneira não deixa de exercer seu papel educativo, mesmo que nem sempre esteja contribuído para a formação e/ou consolidação da cidadania da população.
Mas como estabelecer o que é um comportamento “adequado”? É pelo processo de socialização que se aprende, desde criança, como devemos nos comportar em cada situação social, tendo quase sempre um referencial para isso, que normalmente é a família, ao lado da escola. Esses padrões regulares de comportamento podem ser determinados pelos diversos agentes de socialização sujeitos às mudanças decorrentes de uma nova configuração do poder, de acordo com os interesses do estrato social dominante.
É importante lembrar que esses comportamentos ditos adequados estão fortemente relacionados ao que se entende por papel social já que as normas e regras de condutas são estabelecidas de acordo com as expectativas em torno da(s) função(ões) que o indivíduo tem na sociedade. É o papel social que de certa maneira “amarra” os sistemas de conduta, dando-lhes legitimidade e garantindo a estabilidade social. Na medida em que o indivíduo não consiga se adequar e/ou não aceite o (s) papel(eis) que lhe foi (foram) atribuído(s), pode reagir de forma a desestabilizar o sistema social como um todo provisória ou permanente.
Isso quer dizer que nem sempre é possível manter um nível de relacionamento baseado na harmonia, uma vez que cada indivíduo estará sempre em busca de satisfação dos seus próprios interesses. Por mais que entenda como fundamental manter um comportamento dentro do que se espera, a partir dos papéis sociais que desempenha, a partir da posição social que ocupa por conta da valorização desses papéis, em algum momento pode começar a achar que deve ou precisa mudar. E o primeiro sinal de mudança poderá ser visto já no seu comportamento.

Bibliografia:
- Demeterco, Solange Menezes da Silva. Sociologia da educação. Curitiba: IESDE Brasil S.A. 2006. 96p.

25 comentários:

  1. O controle social é bem notado nas casas,onde se impõe limites para controlar aquele determinado grupo social,estabelecendo regras, como: chegar em casa até tantas horas,estudar de q horas até que horas,etc...
    Outro exemplo seria o Brasil mesmo,onde grupo que esta no poder vota e discuti leis para serem aprovadas para controlar o resto da sociedade.


    Vale lembrar que, cada grupo social tem o seu próprio padrão social de comportamento, que pode ou não ser diferente um do outro, como la na Europa, onde o costume é tomar banho apena 2 ou 3 vezes por ano,por causa do frio, totalmente diferente de aqui no Brasil,onde o costume é tomar banho 2 ou 3 vezes por dia, nas regiões mais quentes.Isso também revela que os padrões sociais de comportamento estão diremente ligado as condições naturais em que aquele determinado grupo habita.

    ResponderExcluir
  2. tava vendo um blog na internet,e achei esse video aki sobre política, da uma olhada e vê o que você acha: http://www.sedentario.org/colunas/teoria-da-conspiracao/nao-faz-sentido-politicos-30654

    ResponderExcluir
  3. A sociedade em que vivemos nos impõe, desde o dia em que nascemos, um determinado papel perante a própria sociedade.
    Algumas pessoas, quando estão na fase da adolescência, escolhem seguir algo que goste de fazer e procuram se especializar numa faculdade ou num curso técnico, outros preferem seguir carreiras que seus pais desejam que elas sigam. Mas enfim, todos nós empenhamos um papel, mesmo que pequeno, muito importante no meio em que vivemos, pois é com isso que mantemos o convívio com as pessoas, a união e trabalho em grupo.
    Como todo lugar, temos leis para cumprir. Elas são criadas, em muitas das vezes para ajudar a melhorar nossa vida e a vida de um todo, mostando-nos os deverem e direitos de cada um. Por exemplo, desde que nascemos, já temos o direito de brincar.
    Mas, no mundo existem vários povos distintos, por isso, cada lugar cria suas próprias leis baseando-se na sua religião e em sua cultura.

    ResponderExcluir
  4. Hoje em dia,as regras estão presentes em nosso dia a dia;onde são feitas com o objetivo de serem acatadas.Podemos defini-las como conjunto de normas que regem com o objetivo de melhorar e tornar-se sociável a convivência com o coletivo.No parlamento,senadores e deputados discutem leis para o bem da sociedade,entre elas estão as leis federais onde inspecionam os órgãos públicos,cuidando da parte jurídica e tudo aquilo que corrompe a nação;as leis estaduais supervisionam as leis estabelecidas de cada estado(decretos e normas);as leis municipais cuidam do transporte público,impostos...
    Temos também as leis das escolas,de empresas e hospitais,de bares e restaurantes(como a lei anti fumo)e as nossas próprias leis,que através delas construímos nossos princípios de ética e cidadania.
    Estas que foram citadas são apenas uma pequena parcela de todos as leis existentes,cada uma com sua função mas com um único objetivo:melhoria de convivência e vivência para a população do país.


    Marcela Baroni
    n°19
    1° E.M

    ResponderExcluir
  5. Desde muito tempo os Homens seguem um padrão de vida comum a todos, e hoje não é tão diferente. Para que temos um “limite” entre um e outro, e implantada regras no nosso cotidiano que às vezes nem nós notamos, e outro “limite” que já podemos perceber.
    Se hoje formos a uma escola uma crianças não pode se comportar com se comporta em casa e quando formos a casa dessa criança ela não vai se portar como se porta na escola. Essas mudanças de comportamento acontecem todos os dias no nosso dia a dia se que nós percebemos.
    Se um deputado insere uma lei que fala que todos os adolescentes não podem comprar bebida alcoólica, devemos seguir. Essa imposição já é visível.

    ResponderExcluir
  6. Christopher S.O.Cassimiro16 de setembro de 2010 às 16:06

    Controle Social

    Sabe quando você lembra que tem que votar aos 18 anos mas você tem 16 anos e fala: ''Vou deixar pros 18''.
    Não é atoa que você fala isso pois aqui no seu país, Brasil, é obrigatório o voto de pessoas acima de 18 anos.Nesse momento você pensa ''Uai! Mas nós não vivemos em um país democratico?''.
    É verdade, vivemos mas há todo um sistema de organização que faz que você faça isso sem manifestar e sem você pensar sobre isso.
    Por exemplo a escola ou em sua própria casa.Em casa, um exemplo disso é uma criança que chega para o pai (Ou mãe se não eu sou machista) e diz: ''Pai porque eu tenho que ir para a escola.''
    E quando a pessoa não tem a própria resposta racional sobre isso ela simplesmente responde: '' É assim porque assim que as coisas tem que ser''
    Há dentro da sociedade regras de como se comportar e sobre o senso comum ,a própria midia faz você fazer coisas sem razão.
    Mas é só um dos controles que o grupo que está no poder exerce sobre a sociedade, pois quem tem poder tem Razão, e quem impõe sua razão e tem vitória nisso tem poder.
    Não é tão simples, não há poder sem uma força de repressão forte que não possa ser combatida com Palavras nem Pensamentos.
    Hoje essa força é por exemplo as armas de fogo e outros tipos de armas de destruição.

    Porque será que você paga impostos e quase não vê esse imposto ser investido em algo importante na sua cidade ou País?

    Resposta:Porque uma parte dos grupos que está no poder rouba o dinheiro dos impostos.

    Então porque você não se rebela contra o governo?

    Resposta:A..Não é comum fazer isso, eu aprendi com a minha familia que devo deixar esses assuntos com pessoas capacitadas.

    Mas existe pessoas capacitadas para isso?

    Resposta:Existe mas está dentro do governo e no esquema público.

    Resposta 2: E mesmo que nos rebelarmos existe o exércitose nos reprimirão com armas e em uma luta com eles a mídia mostrará na televisão e seremos conhecidos como os bandidos e vandalos que não aceitaram o suposto ''Modo de Organização'' ou não temos ''Senso Comum''.

    Christopher S.O.Cassimiro nº5
    Série:1M.A

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Na nossa sociedade,existem normas e regras,sem as quais nao viveriamos de maneira comum a todos,já que todos cidadaos devem seguir essas leis,e cabe aqueles que nao a cumprirem pagar por tal desobediencia.
    E por traz dessas leis,sempre tem alguem no poder que e quem vai ditar tais regras do seu ponto de vista , do modo em que ele acredita ser o melhor a todos, mesmo se tratando de uma sociedade
    A o controle social, onde os limites postos,devem-se a um determinado grupo social,e nao a uma sociedade como um todo,exemplo disso seria as regras ditadas em sua casa.
    Todos cidadaos tem direitos,direitos esses que estao em leis tambem, em tao podemos dizer que todos temos direitos e deverem a cumprir nos quais sao iguais para todos, mesmo que isso as vezes nao ocorra.

    Renata dos Santos Cabido nº 23

    ResponderExcluir
  9. As regras hoje em dia tem muita diferença,pois tem a individual que são os pais que colocam limites como:Chegar em casa em um determinado horario,ficar no computador até uma determinada hora,respeitar os idosos,etc.Essas regras são estabelecidas para que todos possam viver em harmonia um com o outro em uma sociadede muito grande.
    As regras fora de sua casa criadas pelos governantes, que não dependem de seus pais,foram criadas para que toda sociedade viva em harmonia e que as pessaos saibam que tem deveres e direitos a cumprir em uma sociedade com suas diferenças.

    ResponderExcluir
  10. Frederick Marques Pinho n°816 de setembro de 2010 às 19:07

    O controle social pressupõe um avanço na construção de uma sociedade democrática e que determina alterações profundas nas formas de relação do aparelho de Estado com o cidadão. Através da reforma e modernização do aparelho do Estado é possível se criar mecanismos capazes de viabilizarem a integração dos cidadãos no processo de definição, implementação e avaliação da ação pública.

    Por meio do controle social crescente será possível garantir serviços de qualidade, pois a partir do momento em que o Estado deixa de participar, passando apenas a promove-los e gerenciá-los, buscará ao mesmo tempo, o controle social direto e a participação da sociedade.

    Frederick Marques Pinho n°8
    1°EMA

    ResponderExcluir
  11. O controle social começa nas escolas e famílias em cada pessoa que nasce.Assim as pessoas tem que obedecer os costumes (leis,normas,regras). A politica faz parte disso com o que voce deve fazer ou nao em bem a população e ao meio em que vive,as leis da cidade,estado e pais , tambem ha varias profissões que atuam nessa area como educadores e policia , controlando a população.

    gabriell lucas m. r. - 9°

    ResponderExcluir
  12. Desde pequenos nós somos modelados pelo controle social,no colegio é onde acontesse isso mais frequentemente pois é lá onde aprendemos quase tudo mas tambem é muito comun que aconteça isso em casa atraves da televisão do radio da internete jornais e etc.
    È de estrema inportançia as regras que são feitas para ser seguidas pois sem elas ficaria dificio de se vever na sociedade um matando aos autros,roubando e não sendo ponidas.
    Por isso eu acho que o controle social é sim extremamente importante para á sociedade

    ResponderExcluir
  13. Hoje em dia, a sociedade se baseia em regras ditas por alguém do poder. Mas o padrão de comportamento social pode diferenciar uns dos outros, mas no final acaba se ligando a questão do poder.
    Os padrões sociais de comportamento pode ser considerada como um jogo, onde ditamos ou mudamos as regras. Assim, podemos esperar de cada pessoa um comportamento adequado.

    ResponderExcluir
  14. Vinicius Coutinho N°26

    Quem está no poder hoje tem todo o controle na sociedade sob vários tópicos simples e alguns não vistos, exemplos:

    -Educação
    -Esporte
    -Controle socioeconômico
    -Mídia


    Hoje podemos dizer que vivemos em uma ditadura em que nada se pode fazer sem vermos primeiro o costume geral e o senso comum do povo.

    Muitas vezes a mídia coloca um acontecimento simples ,internacional como uma catástrofe que tem a culpa de algum país e até mesmo uma pessoa de nacionalidade de algum país que está em guerra ou conflito econômico com outro.

    ResponderExcluir
  15. O Controle que o colegio aplica, em seus alunos e por muitas vezes fazem com que eles pensem de maneira que seja intereçante para a instituição,e um controle interno quase domiciliar pois muitos alunos ve na escola sua segunda casa com isso passa a existir uma preocupação em haver responsabilidade publica entre os professores que sao os "exemplos".

    O Controle Social dentro da escola é a integração da sociedade com a administração publica, com a finalidade de solucionar e ate mesmo previnir problemas e as deficiências sociais com mais eficiência.

    ResponderExcluir
  16. Nós adultos crianças e adolecentes temos que exercer esse controle social, mas às vezes as pessoas se perguntam,como? sem saber que está exercendo esse controle a toda hora, embora acho que tem algumas coisas que não é cumprita, acho que por exemplo rampas para deficiêntes subirem com a cadeira,roda deveria ser respeitada para não terque ser obrigado a fazer esforço. Deveriam tentar solucionar mais problemas em vez de ficarem parados sem fazer nada. Acho que o controle social existe pra quer e não pra quem se queixa em terque seguir. Priscilla Probst
    n:22 1MA

    ResponderExcluir
  17. Lívia Monteiro de Faria N°2817 de setembro de 2010 às 21:38

    O controle social foi, é e sempre será exercido por algo ou alguém, seja de forma direta ou indireta. Este controle sempre dependerá da forma como vive a sociedade ali presente. E mesmo dentro dessa sociedade, há em si diversos modos de comportamento. Isto depende essencialmente da camada social em que o indivíduo vive, quem terá sempre interesses diferentes, recebendo a base de algum agente socializante, através da mídia principalmente. De alguma forma, sempre haverá uma força inteligente que nos faz seguir uma norma ou viver de certa maneira, vindo de algum lugar explícito ou implícito da sociedade.

    ResponderExcluir
  18. " Mas como estabelecer o que é um comportamento “adequado”? É pelo processo de socialização que se aprende, desde criança, como devemos nos comportar em cada situação social, tendo quase sempre um referencial para isso, que normalmente é a família, ao lado da escola." Muitas vezes nos perguntamos o que seria verdadeiramente "adequado", tendo que nossos parâmetros são, como citados escola e familia, bem como a sociedade e cultura do país em si.
    Muitas vezes vemos meios de controlar a população de certa cidade estado ou mesmo país pelo poder político, estabelecendo "padrões de comportamento" muitas vezes questionáveis objetivos que variam de manipulação da massa da população até a contenção de possíveis revoltas. O que não é muito diferente nas escolas.
    Concluímos que a anarquia só funciona com a conscientização de cada um, o que é quase impossível pois cada um tem seus princípios e suas considerações de certo e errado. Por fim, "padrões de comportamento" são necessários para conviver em sociedade, porém não podem ser impostos de forma insensata e autoritária a população beneficiando o interesse das elites.

    Andressa C. n°29
    Novos Rumos

    ResponderExcluir
  19. Percebemos o controle social dentro de nossa casa, onde um determinado grupo(nossa família) estabelece regras a serem seguidas, assim funciona com o restante da sociedade de forma que o governantes estabelecem e criam regras a serem seguidas pela sociedade..
    Dentro desse padrão estabelecido, percebemos que a sociedade deve intencificar as regras de padrões de comportamento, para que haja de forma coerente o seguimento de todas regras e que indivíduos não escapem desse padrão estabelecido, embora esta hipótese seja em partes ficticía ..

    Nardel Nascimento, Nº 21
    1ºE.M
    Novos Rumos

    ResponderExcluir
  20. Como todo lugar, temos leis para cumprir. Elas são criadas, em muitas das vezes para ajudar a melhorar nossa vida e a vida de um todo, mostando-nos os deverem e direitos de cada um. Por exemplo, desde que nascemos, já temos o direito de brincar.
    Mas, no mundo existem vários povos distintos, por isso, cada lugar cria suas próprias leis baseando-se na sua religião e em sua cultura.

    Arthur Rodrigues-nº2
    1E.M
    Novos Rumos

    ResponderExcluir
  21. O controle social sempre será exercido por alguém que tenha mais pode que nós e sempre teremos que obedece-las pois desde que éramos pequenos aprendemos que tinha quer assim seja na escola,trabalho ou até mesmo em nossas casas. Mas como seria se não tivéssemos pessoas que impõem regras que muitas vezes somos obrigados a cumpri-las? Talvez vivessemos numa bagunça onde pessoas faziam o que quiserem e teriamos que conviver com isso sem direito a reclamar.


    Sempre vivemos em padrões onde coisas se repetem
    e temos que conviver com elas pois alguém que está no pode impõem esses padrões que temos que seguir, e os meios de comunicação ajuda muito como seguir algo por exemplo vemos na tv um pessoa com uma roupa diferente e depois disso quase todo mundo está usando a mesma coisa por isso vivemos numa sociedade que temos padrões a seguir e muitas vezes somos manipulados pela mídia.


    Andressa Beazussi n 30
    1 MA
    Novos Rumos

    ResponderExcluir
  22. Sempre tivemos q segur leis e regras q sao necessarias para manter a ordem para todos!!
    as pessoas q n as seguem sao consideradas marginais!!
    sendo assim as leis e regras de convivio q temos q seguir é nescessario para manter a tudo e a todos em ordem!!!
    semdo uma forma de controle social!!

    ResponderExcluir
  23. alexsandro de oliveira marques21 de setembro de 2010 às 16:33

    desde os tempos primordios até hoje temos leis, e regras de convívio em sociadade, desde o "olho por olho e dente por dente" até o código de leis feitos pelos parlamenares, estas por sua vez nos ajuda a viver de forma social, pois se um indivíduo resolve faser o que quer, quando bem entende este, será pumido conforme sua burlação e descumprimento, leis,regras, e códigos de conduta são feitos para que, não haja algum tipo de disavensa entre as partes, e assim todos se responsabilisam e agem de forma padra sem nenhum tipo de descriminação

    ResponderExcluir
  24. Hoje em dia na sociedade existem normas e regras,sem as quais nao viveriamos de maneira comum a todos,já que todos cidadaos devem seguir essas leis,logico que não são todos que seguem,porem esses terão de alguma forma uma puniçao.
    Temos as leis das escolas,de empresas e hospitais,de bares e restaurantes(como a lei anti fumo), a Lei Seca entre outras e as nossas próprias leis,que através delas nos podemos construir nossos princípios de ética e cidadania,tudo para a melhoria de convivencia e vivencia da população.

    Cecília Carvalho N°:04 1MA

    ResponderExcluir